Live Marketing para turbinar vendas

Share Button

garra-marketing-livemarketing-marketingpromocional-panfletagem-sc-santacatarina-florianopolis

Quer saber como usar o segredo de sucesso das empresas mais amadas e lembradas à favor do seu negócio? Temos 7 dicas para colocar isso em prática.

 

Vender mais e melhor é imprescindível para garantir a sobrevivência de uma empresa; mas para isso acontecer ter o melhor produto, serviço, atendimento ou oferta não é garantia de sucesso.

 

Pesquisa do SEBRAE aponta que 25% das empresas fecham antes de completar 2 anos. E mesmo as que sobrevivem a este marco sofrem grandes chances de fracassarem a médio prazo, pois o percentual sobe para 50% de fechamento das empresas antes de atingir 4 anos de abertura.

Muitos empresários desenvolvem bons estudos de viabilidade, criam planos de negócios detalhados, investem em estrutura física e estoque mas acabam negligenciando o ponto crucial para atingir sucesso: a divulgação. Como já diziam nossas sábias avós: Quem não é visto, não é lembrado!

 

infográfico-7-passos-para-o-sucesso-empresarial-garra-marketing-promocoes-eventos
Fonte: SEBRAE

 

No cenário atual, diante de tanta oferta, o consumidor está acostumado à guerra de preços entre concorrentes, onde quem ganha são os grandes grupos com maior poder de negociação perante seus fornecedores. Atendimento e qualidade também não são diferenciais: o consumidor espera que estes valores estejam atrelados ao produto. Mas então, como você pode diferenciar sua empresa, garantir vantagem perante concorrentes, atrair, fidelizar e vender mais?

 

Simples: espelhando-se na experiência de sucesso das grandes marcas que investem na experiência e proximidade com o consumidor, como Coca-Cola e Natura.

 

Há muito tempo as grandes marcas perceberam a tendência global de consumo, onde é necessário satisfazer as necessidades tangíveis e intangíveis, pois a fidelidade está mais ligada à emoção do que à razão. Atrair, interagir, encantar, criar empatia através da expressão de identidade de marca e valores definidos gera proximidade e fidelização do público-alvo. Nunca se falou tanto em inovação e experiência como meio para atingir resultados positivos e prosperar.

Os consumidores não são todos iguais, eles possuem características, ambições e personalidades variadas; assim também são as empresas (ou deveriam ser, afinal, quem quer agradar a todos não agrada a ninguém). Sendo assim, como as empresas podem expressar suas identidades e valores de marca de forma criativa, original e adequada ao seu orçamento? Vamos te dizer como: através do uso do marketing promocional e eventos.

 

infográfico-7-passos-para-o-sucesso-empresarial-garra-marketing-promocoes-eventos

Nos últimos anos temos visto um cenário de retração econômica no país e muitos gestores cometem o erro de diminuir suas verbas de marketing, caindo no ciclo vicioso de estimular menos o consumo do seu produto/serviço e, consequentemente, vender menos num momento de maior disputa entre concorrentes. Este é um ciclo extremamente prejudicial às organizações, pois se você não anuncia, sempre terá um concorrente seu que estará investindo em divulgação e vendendo mais.

Porém, na contramão dessa tendência, vemos as grandes organizações que estão investindo cada vez mais em marketing promocional (também conhecido como live marketing) e promoção de eventos. Isso se deve ao excelente custo/benefício deste tipo de ações, onde o tamanho do impacto causado no público-alvo nem sempre está diretamente relacionado ao tamanho da verba investida. Temos, inclusive, excelentes cases de ações com investimentos mínimos que causaram retornos acima da média devido à criatividade e produção simples (aqui a ideia é a protagonista, não a verba).

Segundo estudo realizado em 2017 pela Associação de Marketing Promocional (Ampro), o segmento movimenta cerca de R$ 44 bilhões ao ano e continua avançando. A pesquisa revela ainda que 62% das empresas brasileiras desejam investir mais em marketing promocional nos próximos anos, enquanto 31% deverão manter o investimento atual.

 

Dicas para quem deseja prosperar e investir em marketing promocional:

 

1) Faça um reflexão e defina que tipo de empresa (imagem) você deseja transmitir (seja realista em seus propósitos e tenha foco);

2) Com base na resolução anterior, defina quais valores devem ser passados ao consumidor para a imagem ficar clara na mente dele;

3) Pense “fora da caixa”, ser original vai destacar sua empresa dentre um mar de concorrentes;

4) Defina uma verba de marketing (acredite: não importa o tamanho, o importante é manter a frequência);

5) Busque ações de marketing que possam ser implementadas e passem a imagem e valores desejados dentro do seu orçamento (não tenha medo de buscar a ajuda de um profissional);

6) Faça a mensuração dos resultados obtidos sempre, independente do tamanho da ação ou verba investida (isso vai te ajudar tomar decisões futuras e efetuar ajustes, caso necessário);

7) Sempre reinvista uma parte do retorno obtido com as ações de marketing em outras campanhas.

 

Se você ainda tem dúvidas de que o marketing promocional e eventos são a alternativa ideal para sua empresa se destacar, vender mais e garantir clientes influenciadores a favor da sua marca ou quer saber mais à este respeito, fale conosco!

 

E se você tem alguma experiência para dividir conosco, fique à vontade para deixar seu comentário. Vamos adorar trocar ideias!

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.