Como maximizar o retorno com panfletagem?

Share Button
garra-marketing-promocoes-eventos-panfletagem-sc
Panfletagem: quando bem realizada garante bons resultados

 

Sim, a panfletagem ainda existe e acreditem: ela vai continuar firme por um bom tempo ainda

 

Dentre as vantagens da panfletagem como forma de divulgação podemos citar a abordagem de pessoas em regiões específicas de interesse, o baixo custo quando comparado ás mídias convencionais, a facilidade para operacionalizar as ações e a chance de retorno imediato.

 

Mas com tanta tecnologia, quem vai investir em panfletagem?

Toda empresa e profissionais que tem pleno conhecimento do seu público-alvo e admitem que, seja por questões de preferência ou baixo acesso á tecnologia, sabe que a grande maioria não dispensa um panfleto recheado de ofertas e novidades, especialmente quando é de uma marca que cria o hábito e expectativa em seu cliente.

A área imobiliária é um excelente exemplo de investimento e retorno maciço em panfletagem. A Mariana Ferronato, que atua há anos neste segmento, escreveu um ótimo artigo sobre a experiência dela com panfletagem na área imobiliária, vale conferir!

 

Mas é bom você ficar atento à algumas recomendações que vão te ajudar e garantir melhores resultados. Confira abaixo:

 

Identifique o seu público-alvo

  • Estude quem é o seu público-alvo – sexo, idade aproximada, preferências, onde mora e circula. Isso vai te ajudar a definir a mensagem e formato do material impresso, além do local e forma de distribuição.
No nosso site você encontra as várias formas de distribuição listadas.

 

Tenha foco

  • Não adianta fazer uma salada de frutas na hora de pedir ao designer para criar o material. Saiba exatamente que tipo de ação você quer provocar: ir até a loja, ligar, informar que está em novo endereço ou divulgar uma promoção.
  • Seja claro, objetivo e destaque seus diferenciais. Você entrega seu produto três vezes mais rápido que a concorrência? Tire partido disso! Mas só prometa o que pode cumprir.
  • Entregue a informação que as pessoas querem. Coloque o preço, as condições de pagamento, qual o percentual do desconto praticado. Panfleto deve ser bonito mas tem que se vender de forma rápida pois as pessoas levam, em média, poucos segundos para avaliar se ele deve ser guardado ou jogado fora.
  • Use iscas. Utilizar estratégias como “apresente este panfleto na compra e ganhe desconto” ajudam a medir o retorno.
  • Se planeje. Quando o material for distribuído você e sua equipe de vendas devem estar prontos para atender a procura e convertê-la em vendas.

 

Se certifique de que a entrega será bem feita

Sabe aquele velho ditado: O barato sai caro? Pois é, para a panfletagem ele ainda é muito atual. Não adianta você gastar tempo estudando o seu público-alvo, negociando com fornecedores para garantir preços competitivos perante sua concorrência, investir dinheiro para a criação e impressão de um panfleto bonito e querer economizar justamente na parte que vai definir o sucesso ou fracasso da sua campanha.

Sabe porquê?  Imagine que você está caminhando e vem duas moças na sua direção, ambas entregando panfletos. Uma está vestida informalmente, emburrada e quase atira um papel na sua direção; a outra está uniformizada, sorrindo e te dá bom dia enquanto pergunta se pode te oferecer as ofertas do Mercado X. Naturalmente, você vai sentir repulsa pela primeira e simpatia pela segunda. E, acredite: estes são exemplos reais!

 

Fique atento á estas dicas

  • O trabalho de uma boa empresa de distribuição de panfletos é selecionar pessoas com perfil adequado àquele trabalho e que possam prestar informações quando solicitadas, instruí-las e fiscalizar o seu desempenho.
  • Panfleteiros uniformizados dão um aspecto profissional para sua empresa, além de facilitar a entrega pois geram um senso de segurança em quem é abordado.
  • Outro aspecto interessante de contratar uma empresa especializada é a chance de obter um feedback. Muitas pessoas, ao receber o panfleto de determinadas empresas emitem suas opiniões, boas ou ruins. Isto deve ser entregue em relatório juntamente com fotos e mapeamento da área geográfica onde a ação foi realizada.

 

Percebeu agora a grande diferença entre contratar uma pessoa para “entregar papel” e contratar uma empresa que vai gerenciar todo o processo de distribuição?

 

A panfletagem é um trabalho exaustivo e muito sério. Profissionais vivem e sustentam suas famílias desta forma com muita dignidade. Nós preparamos um bate-papo para você conhecer a visão bem-humorada de um dupla de panfleteiros e seus coordenadores sobre o seu dia a dia de trabalho, abordando questões divertidas e outras não tão divertidas como o preconceito ou a violência urbana. Confira:

 

 

E você? Já teve alguma experiência com panfletagem?

Compartilhe conosco!

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.